Pequenas Conquistas

sábado, 18 de setembro de 2010

Bodas

A palavra boda vem do latim vota (plural de votum -promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais. Com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu v por b.

Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judéia[1][2] tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, a "boda", cuja carne era muito mais macia. Matar a "boda" era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.

Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional, na cultura ocidental, comemorarem-se com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.


01 ano - Bodas de Papel

02 anos - Bodas de Algodão

03 anos – Bodas de Couro

04 anos - Bodas de Flores e Frutas

05 anos - Bodas de Madeira

06 anos - Bodas de Açúcar

07 anos - Bodas de Cobre

08 anos - Bodas de Bronze

09 anos - Bodas de Ágata

10 anos - Bodas de Estanho

11 anos - Bodas de Aço

12 anos - Bodas de Seda

13 anos - Bodas de Renda

14 anos - Bodas de Marfim

15 anos - Bodas de Cristal

20 anos - Bodas de Porcelana Fina

25 anos - Bodas de Prata

30 anos - Bodas de Pérola

35 anos - Bodas de Coral

40 anos - Bodas de Rubi

45 anos - Bodas de Safira

50 anos - Bodas de Ouro

55 anos - Bodas de Esmeralda

60 anos - Bodas de Jade

65 anos - Bodas de Ferro

70 anos - Bodas de Vinho

75 anos - Bodas de Diamante

2 comentários:

  1. ola Maria vinha agradecer a visitinha que fizestes ao meu blogue-http://gordalight.blogspot.com e venho retribuir , gostei muito do teu blogue e espero que nos possamos ajudar umas as outras. Esta semana foi um pouco confusa. entao a dieta tb ficou confusa, horarios trocados, etc,
    entrada na escola do filhos, o mais velho entrou na faculdade, tirou a carta conduçao etc...mas vou oltar a fazer tudo certinho a partir de agora outra vez, vamos nos falando. jinhos carinhosos e força. aida moura

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas bodas... Eu casada, c/papel, estou nas Bodas de Marfim mas já partilho a vida a dois à +1 que "Porcelana Fina"... :)
    Abraços

    ResponderEliminar